domingo, 26 de outubro de 2008

Yin Yang Conceito simples e complexo



YIN e YANG

O que realmente quer dizer este símbolo?


No Ocidente há certo fascínio por símbolos e ideogramas orientais. Eles estão em roupas de surfistas, mochilas, cadernos, pingentes, jóias e artefatos artesanais.
Mas o que representa esse símbolo?
O símbolo é chamado de Taichi ou Taiji e data da filosofia Taoísta na China há pelo menos 1500 anos. Representa o Yin- Yang.
Muitos associam esse símbolo á mística.
Filosofia não é mística, não é religião ou crença; é somente um modo de pensar e de enxergar o mundo.

É muito difícil para um ocidental entender o que é Yin- Yang porque temos o pensamento cartesiano: se a água é escura não pode ser clara, se o dia é luminoso não pode ser escuro.
Na verdade, o Yin Yang é o princípio de toda a Medicina Tradicional Chinesa e baseia-se na observação que os chineses tinham da Natureza que os cercava.

Yin tem propriedade feminina, escura, fria, profunda, baixa
Yang tem propriedade masculina, clara, quente, superficial, alta

O dia por exemplo tem predomínio de yang por ser claro, quente. Á noite predomina o yin , escuro, mais frio.

Existe algumas propiedades da relação Yin Yang:
1) Eles são opostos: a luz se opõe á escuridão
2) Eles se complementam e dependem entre si : o homem (Yang) complementa a mulher (Yin) por isso um ponto branco na parte negra do símbolo e um ponto negro na parte branca.
3) Eles se transformam entre si: o dia (Yang) se converte em noite (Yin) que se transforma em dia (Yang)
4) Eles estão em equilíbrio dinâmico: a falta de um leva ao excesso de outro: a falta de luz (Yang) leva a predomínio de escuridão (Yin), a falta completa de vitalidade (Yang) leva á morte (Yin absoluto).

Yin e Yang são conceitos também relativos.
Tudo que é mais alto ou mais ao Norte é Yang em relação ao que está mais baixo e ao Sul, que é Yin.
Por exemplo uma criança de 2 anos, pela estatura, é Yang em relação a uma formiga, mas a mesma criança é Yin em relação a um adulto.

Para praticarmos uma boa medicina chinesa é necessário verificar os desequilíbios de Yin e Yang através da história do paciente, suas queixas e de um bom exame físico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Yin-Yang me parece relativizar a realidade. Nada na natureza é absoluto. Por exemplo, o fogo que faz nossa comida pode incendiar nossa casa; a água que nos refresca pode nos afogar, tudo dependendo da proporção.
Assim, nós, humanos, não somos diferentes. Falando de mim: basicamente sou uma pessoa "boa", mas tenho certas "maldades" dentro de mim. Sou sociável, mas gosto de solidão.
Assim, positivo e negativo andam realmente juntos.