domingo, 5 de outubro de 2008

MEDO DE ACUPUNTURA


Ainda há, entre a população e ,até mesmo entre os colegas médicos, muitas dúvidas em relação á acupuntura, suas técnicas e sua eficácia.

Por desconhecerem a técnica ainda alguns medos injustificados pairam na mente dos pacientes em relação á acupuntura.

Tentarei esclarecer as preocupações mais comuns que os pacientes trazem ao meu consultório:


1) Risco de contrair doenças infecciosas (HIV, Hepatites)
Atualmente qualquer acupunturista sério e capacitado faz uma assepsia (limpeza do local) eficiente e sempre utiliza agulhas descartáveis não havendo risco de transmissão de doenças através das agulhas.


2) Medo de hematomas e sangramentos:
Desde que o paciente não esteja fazendo uso de anticoagulantes o risco de grandes hematomas é muito reduzido, pois as agulhas são muito finas (0,25 mm). Quando ocorrem os hematomas são pequenos e facilmente controlados. O risco de formação de hematoma é muito maior numa coleta de sangue do que numa sessão de acupuntura.

3) Preocupação em não obter efeito desejado na acupuntura por "não ter fé".
Alguns pacientes já me perguntaram se é necessário acreditar na acupuntura para que ela faça o efeito desejado. Ressalto sempre que acupuntura Não é religião, embora tenha nascido na China antiga com base em alguns preceitos filosóficos do taoísmo.
Acupuntura é praticada em cães, cavalos (desde a China antiga em cavalos de guerra) e até gatos e porcos, com eficácia. Nem preciso questionar se esses animais acreditam na eficácia da acupuntura.

4) Medo de sentir dor:
Esse é um temor bastante comum.
Acupuntura dói?

A sensação de dor é individual e pessoal.
Pessoas diferentes podem considerar um mesmo estúmulo mais ou menos doloroso. Em geral a sensação causada pela acupuntura é de "choque" , "peso", "formigamento ou adormecimento" ou às vezes também referida como "queimação". Os chineses chamam á essa sensação de "QI" (pronuncia-se TCHI, traduzido livremente como energia).
Essas sensações são em geral são bem toleradas até por crianças.
Muito raros e pouco utilizados na prática clínica diária são os pontos que causam sensação de dor intensa.
Com o passar das sessões a sensação do "Qi "torna-se familiar.

5) Medo de "viciar".
Acupuntura embora tenha efeito calmante e ansiolítico não é uma droga , no sentido de ser um medicamento. Ela estimula o organismo a produzir e liberar substâncias calmantes e relaxantes que como são produzidas no próprio corpo (endógenas) e em proporções adequadas que não causam "vício", ou dependência física e/ou psicológica, ao contrário do que pode ocorrer com o uso abusivo de medicamentos.

6) Acupuntura e aborto
Essa é uma preocupação frequente das mulheres.
Acupuntura não causa aborto, caso contrário o controle de natalidade na China seria feito de forma fácil. Pelo contrário, acupuntura realizada por profissional capacitado ajuda no tratamento de lombalgia (dor lombar), dores musculares e cefaléia (dor de cabeça) na gravidez.
Alguns médicos utilizam analgesia e sedação com acupuntura em gestantes duarnte o trabalho de parto.

7) Fobia (medo incontrolável) em relação ás agulhas.
Assim como existem pacientes que possuem fobia de falarem em público , fobia em relação a animais, a dirigirem , a viajarem de avião, de altura, etc...existem pacientes que têm fobia ás agulhas. Verdadeiro pavor. Não suportam sequer ver ou tocar em uma agulha de acupuntura, por mais finas que elas realmente sejam.
Sofrem muito quando vão ao laboratório colher sangue para análise ou necessitam receber qualquer medicação injetável.
A fobia em relação ás agulhas é uma das poucas contra-indicações para o uso de acupuntura.
Nesses pacientes, a insistência em se usar agulhas é, mesmo após todas as explicações, quase sempre prejudicial ao bom realcionamento médico-paciente e ao tratamento.
Embora em algumas sitauções o uso de agulhas é superior ás outras técnicas, recomenda-se como alternativas, a moxabustão (uso de bastões de erva aquecidos) em pontos específicos do corpo e auriculoterapia (uso de pontos na orelha) com sementes ou esferas de aço.

Nenhum comentário: