domingo, 16 de novembro de 2008

Uma breve história da acupuntura no Brasil


No Brasil as técnicas de acupuntura vieram com os primeiros imigrantes chineses trazidos de Macau para a cidade do Rio de Janeiro por Dom João VI em 1812, mas permaneceram secretas.
Com os imigrantes japoneses chegando a partir de 1908 e dos coreanos a partir do início da década de 60 algumas práticas eram realizadas, mas somente no âmbito doméstico e continuaram pouco difundidas.

A prática de acupuntura no Brasil por médicos começa no início da década de 70, mas em 1972, durante o regime militar, a acupuntura é vetada pelo Conselho regional de Medicina do Estado de São Paulo.
Em 1995 o conselho Federal de Medicina aprovou a acupuntura como especialidade médica. Desde então muitas escolas de medicina tem acupuntura no seu currículo e sua prática é difundida.
Em 1999 é estabelecido no Estado de São Paulo de forma inédita no mundo o dia do acupunturista- 23 de março.
No mesmo ano as sociedades médicas de acupuntura do Brasil estabelecem normas para obtenção do título de especialista em acupuntura que confere ao médico titulado certificação para exercer de forma ampla a especialidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não imaginava que a acupuntura tivesse chegado aqui com D. João VI! Pensei que fosse coisa moderna, dos anos 60, 70!

MARCIO L GOULART disse...

É verdade a acupuntura chegou ao Brasil após a chegada de imigrantes chineses trazidos por Don João VI de Macau.
Esses imigrantes plantavam chá no Rio de Janeiro e a maioria desapareceu misteriosamente - há histórias que afirmam que eles foram "caçados" por menbros da corte portuguesa durante a prática de caça esportiva nas florestas cariocas....